Antes que o veredicto
da crucifixão fosse proferido, o regulador romano já tinha
deliberado que Jesus fosse martirizado em publico . As trinta e nove
chicotadas do azorrague nos ombros, costas e pernas do prisioneiro,
cortariam o tecido subcutâneo, tornariam as costas uma
irreconhecível e retorcida composição de tecidos sangrentos e causariam
sangramento arterial dos vasos sanguíneos dos músculos. Muitos eram os que não
sobreviveram a 39 açoites romanos.
No passado recente,
arqueólogos israelitas aprenderam bastante sobre a crucifixão ,através das
escavações no Monte Scopus . Um cravo de mais de dez centímetros
era pregado através dos ossos de ambos os calcanhares. Um outro
cravo grosso de ferro era pregado na parte frontal dos punhos. A dor
muscular devia ser excruciante. O ar inspirado pelos pulmões não
era exalado com facilidade. O dióxido de carbono se acumulava nos
pulmões e na corrente sanguínea. A morte era causada por asfixia.
Os romanos eram
tremendamente eficientes na "arte" da crucifixão. Não
havia sobreviventes!
Jesus de Nazaré, um
menino, um jovem, um homem que ensinou e ensina o melhor caminho para
a felicidade. Ele é fiel, é amigo, é fonte de energia...
Morrer na cruz poderia
demorar até 3 dias. Normalmente, o condenado era torturado antes. O
Evangelho diz que Jesus levou 6 horas para expirar. Ele foi
crucificado às 9 horas e morreu às 15 horas.
Segundo a Bíblia,
Jesus exsudou sangue ao ser crucificado. Esse episódio , conhecido
de hematidrose, é invulgar , mas pode surgir em situações de
extrema fraqueza física aliada a um grave abatimento moral (se pode
citar como exemplo, uma ojeriza exorbitante).
O percurso que Jesus
percorreu com parte da cruz em suas costas tinha aproximadamente 600
metros.
De braços abertos, o
condenado era pregado e amarrado na madeira pelos pulsos e pelos pés
isso levava a morrer por gangrena e estrangulamento.
O sangue segundo a Medicina passava de arterial (vermelho) para azul (escarlate), isso depois de pelo menos de cinco a dez horas de exaustão
Já as pessoas que eram apenas amarrados e que se livraram dos 3 pregos de 33 polegadas aproximadamente, dois dos pulsos na trave e um prego que perfurava os ossos nas duas pernas pela base depois de amarrados, chegavam a óbito por sangria ou asfixia e consequente parada cardíaca o sangue arterial de venoso resultava azul – escarlate .
O sangue segundo a Medicina passava de arterial (vermelho) para azul (escarlate), isso depois de pelo menos de cinco a dez horas de exaustão
Já as pessoas que eram apenas amarrados e que se livraram dos 3 pregos de 33 polegadas aproximadamente, dois dos pulsos na trave e um prego que perfurava os ossos nas duas pernas pela base depois de amarrados, chegavam a óbito por sangria ou asfixia e consequente parada cardíaca o sangue arterial de venoso resultava azul – escarlate .
Verdadeiramente depois de passar por tal ritual macabro somente o escolhido ungido filho do Deus vivo poderia afrontar a morte e ressuscitar ao terceiro dia para podermos nós fruir do acesso a vida eterna juntamente com ele .
Transpassou -lhe o seio tenebroso dos espinho caem gotas de sangue precioso do suor nas violetas do caminho
Derramaste do alto do madeiro, Jesus, filho de Deus, Deus Verdadeiro
e aos crimes do homem não lançaste a conta insonte cordeiro
Quando foste encravado no alto do madeiro para
purificar com seu sangue desde o último até o primeiro
De uma esponja, em caniço pontiagudo , toda em neurastenia se ensopou
Aquele corpo tenro e delicado, cheio de açoutes rigorosos flagelados venceu a morte e nos confere a vida eterna
Jesus ressuscitou: Três
dias após sua morte, Jesus ressuscitou. “E eis que sobreveio um
grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando
ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. O anjo
disse às mulheres: ‘Não tenham medo! Sei que vocês estão
procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui;
ressuscitou como tinha dito’” (Mt 28.2,5,6). “Vocês estão
procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou!
Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto” (Mc 16.6). “Por
que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não
está aqui! Ressuscitou!” (Lc 24. 5-6). “Cristo morreu pelos
nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao
terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co 15.3-4).
A ressurreição de
Cristo é uma evidência objetiva de que o cristianismo é
verdadeiro. “Se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa
pregação, como também é inútil a fé que vocês têm” (1Co
15.14). Mas Jesus ressuscitou, apareceu diante de seus discípulos “e
deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo” (At 1.3).
A ressurreição significa que Jesus Cristo é exatamente aquilo que
ele afirmou ser: o Filho de Deus. Jesus Cristo é Deus em carne.
Jesus afirmou que
morreria e ressuscitaria três dias depois. E fez isso várias vezes:
“É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja
rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e
pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia” (Lc
9.22); “Jesus lhes respondeu: ‘Destruam este templo, e eu o
levantarei em três dias’. Os judeus responderam: ‘Este templo
levou quarenta anos para ser edificado e o senhor vai levantá-lo em
três dias?’. Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo”
(Jo 2.19-21). E, de fato, Jesus ressuscitou.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Muitas foram as testemunhas que
puderam ver com seus próprios olhos Jesus Cristo ressuscitado
vejamos :
A Maria (ex -
endemoninhada), que voltara ao sepulcro e chorava
E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.
E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.
Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.
Marcos 16: 9
E Jesus, tendo ressuscitado na manhã
do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena,
da qual tinha expulsado sete demônios.
Durante a
primeira aparição a ( Maria de Magdala, ex-endemoninhada) Cristo
não permite que o toquem com as mãos .
Já na segunda aparição (a
Maria (Sua mãe) e a Salomé), Cristo permite ser tocado (inclusive
com as mãos) :
Mateus 28:9 E, indo elas a dar as
novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro,
dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e
o adoraram.
Este proceder (de não permitir, depois permitir
ser tocado ) é entendido ao fulgor da tipologia do Dia da Expiação.
Vale lembrar que todos os detalhes
efetivamente importantes, duma tipologia, correspondem nitidamente
àquilo tipificado. Para cada sacrifício feito no pátio do
Tabernáculo/Templo, no Dia da Expiação, o Sumo Sacerdote tinha que
comparecer na presença de Deus, no Santo dos Santos (onde só ele
podia entrar, uma só vez por ano, devidamente purificado) e lá
apresentava o sangue do sacrifício, aspergia-o sobre o propiciatório
(a tampa da arca), sendo aceito se tudo tivesse sido feito de acordo
com o mandamento do Senhor. O Sacerdote não podia ter contato com
nenhuma pessoa.
Levítico 16 versículos 15 ao 17
Depois degolará o bode, da expiação,
que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e
fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o
espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.
Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias
dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus
pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com
eles no meio das suas imundícias. E nenhum homem estará na tenda
da congregação quando ele entrar para fazer expiação no
santuário, até que ele saia, depois de feita expiação por si
mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.
O Sumo Sacerdote, entrando no
Santo dos Santos, tipifica Cristo em que Ele entrou no terceiro céu,
mas Cristo o fez pelo Seu próprio sangue:
Hebreus 9:11-12,
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens
futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por
mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e
bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário,
havendo efetuado uma eterna redenção.
CONCLUSÃO: Do mesmo modo que o
Sumo Sacerdote ia ao Santo dos Santos e só depois podia ser
aproximado, assim também Cristo foi ao 3o céu; apresentou ao
Pai o Seu sangue, aspergido sobre Si próprio; somente após isto a
dívida do pecado estava oficialmente paga e aceita, e o Senhor
pode ser aproximado. Cristo é nosso celestial Sumo Sacerdote, e
Cordeiro-propiciação, e propiciatório, e trono de misericórdia e
graça, no tabernáculo celestial.
A
Maria ( Sua genetriz ) e a Salomé, que iam para os apóstolos
Mateus 28 versículos 8 ao 10
E, saindo elas pressurosamente do
sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus
discípulos. E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis
que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas,
chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Então Jesus
disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à
Galiléia, e lá me verão.
No versículo 10 Cristo manda que
avisem os apóstolos para esperá-lo na Galiléia :
Maria
a progenitora com Salomé e Maria Madalena mais varias outras
pessoas: manifestam a ordem de Cristo aos apóstolos :
Lucas
24:9-10 E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos
onze e a todos os demais . E eram Maria Madalena, e Joana, e
Maria, mãe de Tiago e as outras que com elas estavam, as que diziam
estas coisas aos apóstolos.
Marcos 16 versículos 9 e 10
E Jesus, tendo ressuscitado na manhã
do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena,
da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela,
anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam
tristes, e chorando.
Porem os apóstolos não crê em nas
mulheres:
Marcos 16:11 E, ouvindo eles que vivia, e que tinha
sido visto por ela, não o creram.
Lucas 24:11 E as suas palavras
lhes pareciam como desvario, e não as creram.
Lideres
religiosos subornam os guardas romanos a fabular o acontecido
Mateus 28:11-15
E,
quando iam, eis que alguns da guarda, chegando à cidade, anunciaram
aos príncipes dos sacerdotes todas as coisas que haviam
acontecido.
E,
congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si, deram
muito dinheiro aos soldados,
Dizendo:
Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o
furtaram.
E,
se isto chegar a ser ouvido pelo presidente, nós o persuadiremos, e
vos poremos em segurança.
E
eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi
divulgado este dito entre os judeus, até ao dia de hoje.
Tal
acontecimento de que eles foram subornados para dizer que o corpo
tinha sido roubado pelos discípulos enquanto os guardas dormiam não
seria divulgada, exceto por amedrontados, não inteligentes , ou por
aqueles que tinham fortes interesses pessoais nesse boato. Como
poderiam os guardas saber quem havia roubado o corpo se eles estavam
dormindo? Ademas se um soldado dormisse durante a guarda poderia
até ser submetido a pena de morte . "Soldados, sacerdotes e
Pilatos, evidentemente creram que algo sobrenatural tinha acontecido"
Que dura, cega, rebelde a loucura
dos sacerdotes, os líderes da religião oficial! Recusaram
CONSCIENTEMENTE a PROVA (que privilégio eles tiveram!) da divindade
de Cristo! E você , como vai sair daqui?
Aos Discípulos a Caminho de Emaús
Emaús (grego: Ἐμμαούς, em
latim: Emmaus, em hebraico: חמת Hammat,
significando "riacho quente", em árabe: عِمواسImwas)
foi uma cidade antiga localizada a aproximadamente 7 km ao noroeste
da atual moderna Jerusalém.
Os discípulos foram Cléopas
E
ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais
entre vós, e por que estais tristes?
E,
respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só
peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm
sucedido nestes dias?
E possivelmente sua esposa Maria
(irmã da mãe de Jesus,), que voltava de ter assistido a
crucificação dias antes, em Jerusalém (a quase 7 milhas = 2,5
horas de caminhada firme):
João 19 :25
E
junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria
mulher de Clopas, e Maria Madalena.
E
eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de
Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E
iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E
aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao
outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas
os olhos deles estavam como que fechados, para que o não
conhecessem.
E
ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais
entre vós, e por que estais tristes?
E,
respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só
peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm
sucedido nestes dias?
E
ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito
a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras
diante de Deus e de todo o povo;
E
como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram
à condenação de morte, e o crucificaram.
E
nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora,
sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas
aconteceram.
É
verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as
quais de madrugada foram ao sepulcro;
E,
não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto
uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
E
alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim
como
as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
E
ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o
que os profetas disseram!
Porventura
não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua
glória?
E,
começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que
dele se achava em todas as Escrituras.
E
chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais
longe.
E
eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e
já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E
aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou
e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes
então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
E
disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso
coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as
Escrituras?
E
na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam
congregados os onze, e os que estavam com eles,
Os
quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a
Simão.
E
depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho
para o campo.
E,
indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.
Em Lucas 24: 35 enfatiza que
Cristo “fora conhecido no partir do pão”.
E bastante provável que os dois
discípulos chegaram a ver as perfurações das mãos de Cristo .
E
eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles
fora conhecido no partir do pão.
E
falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio
deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
Ao
Apóstolo Pedro
Cedo na noite do domingo? Mais
provavelmente, foi em paralelo com aparição na estrada de Emaús
Lucas 24:33-34 E na mesma hora, levantando-se [Cléopas e o
outro discípulo (provavelmente sua esposa), de Emaús], tornaram
para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com
eles, 34 Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já
apareceu a Simão
1Corintios 15:5
E
que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
A Dez dos Onze
Apóstolos primeira vez ; Tomé ausente
Noite entre domingo da
ressurreição e segunda-feira no cenáculo , em Jerusalém
E,
indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes
creram.
Finalmente
apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes
em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem
crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
E
eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles
fora conhecido no partir do pão.
E
falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio
deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E
eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
E
ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais
pensamentos aos vossos corações?
Vede
as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede,
pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu
tenho.
E,
dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.
E,
não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando
maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer?
Então
eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel;
O
que ele tomou, e comeu diante deles.
E
disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda
convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava
escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Então
abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Chegada,
pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas
onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou
Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E,
dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os
discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
Disse-lhes,
pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou,
também eu vos envio a vós.
E,
havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o
Espírito Santo.
«queles
a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem
os retiverdes lhes são retidos.
Tomé
não crê:
Ora,
Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio
Jesus.
Disseram-lhe,
pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se
eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo
no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de
maneira nenhuma o crerei.
Aos Onze dos
Apóstolos Segunda vez já com Tomé Presente
Na
noite do domingo , uma semana posteriormente a ressurreição
E
oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com
eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se
no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois
disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a
tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas
crente.
E
Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe
Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não
viram e creram.
Aos
Onze Apóstolos e Outros Discípulos , muitas vezes. Com muitos
Sinais e também milagres Inumeráveis
Provavelmente
entre os dias entre o 8 e 39 posteriormente a ressurreição
Jesus,
pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros
sinais, que não estão escritos neste livro.
Estes,
porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o
Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Este
é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos
que o seu testemunho é verdadeiro.
Há,
porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das
quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter
os livros que se escrevessem. Amém.
A Sete dos
Apóstolos Terceira vez , junto ao Mar da Galiléia
Ao
alvorecer em alguma manhã entre os dias 9 a 39 posteriormente a
ressurreição
Jesus come pão e peixe assado com os
discípulos ,comparte com eles a prática da palavra em especial com
o apóstolo Pedro .
Mar da Galileia, também conhecido
como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré (em hebraico: יָם
כִּנֶּרֶת; em árabe: بحيرة
طبريا) é um extenso lago de água doce localizado no
Distrito Norte de Israel. É o maior lago do país e tem comprimento
máximo de cerca de 19 quilômetros e largura máxima de cerca de 13
km, sendo que sua área total abrange 166,7 km². Na moderna língua
hebraica é conhecido por Loudspeaker.svg? Yam Kinneret. O seu
afluente principal é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de
Cesareia de Filipe, e que é também o seu efluente, seguindo depois
para o mar Morto.
O mar da Galileia fica a 213 metros
abaixo do nível do mar Mediterrâneo e é considerado um mar isolado
por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos. Nos
tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de
Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de
Jesus —, Cafarnaum, Betsaida e Genesaré, entre outras. Hoje
Tiberíades é a localidade principal nas margens do lago. A nordeste
deste lago ficam os montes Golã.
Depois
disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de
Tiberíades; e manifestou-se assim:
Estavam
juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de
Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus
discípulos.
Disse-lhes
Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo.
Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada
apanharam.
E,
sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos
não conheceram que era Jesus.
Disse-lhes,
pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe:
Não.
E
ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e
achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela
multidão dos peixes.
Então
aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E,
quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica
(porque estava nu) e lançou-se ao mar.
E
os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam
distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede
cheia de peixes.
Logo
que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima,
e pão.
Disse-lhes
Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
Simão
Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e
três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a
rede.
Disse-lhes
Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe:
Quem és tu? sabendo que era o Senhor.
Chegou,
pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
E
já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos,
depois de ter ressuscitado dentre os mortos.
E,
depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de
Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu
sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou
a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe:
Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas
ovelhas.
Disse-lhe
terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se
por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes
tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas
ovelhas.
Na
verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a
ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho,
estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para
onde tu não queiras.
E
disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a
Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.
E
Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus
amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que
dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
Vendo
Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
Disse-lhe
Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a
ti? Segue-me tu.
Divulgou-se,
pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de
morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu
quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
Este
é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos
que o seu testemunho é verdadeiro.
Há,
porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das
quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter
os livros que se escrevessem. Amém.
A Mais de Quinhentos Irmãos
Algum
dia entre o 9 o 39 posteriormente a ressurreição. Local não
especificado, provavelmente Jerusalém
Também
vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o
qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo
qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho
anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque
primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu
por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E
que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as
Escrituras.
E
que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
Depois
foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive
ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
Depois
foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
E
por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um
abortivo.
A Tiago , um
Meio Irmão de Cristo
Provavelmente entre o 9 e
39 posteriormente a ressurreição. Local não especificado,
provavelmente Jerusalém
1Corintios 15:7 Depois
foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
A conversão dos irmãos de Jesus
possivelmente foi nesse período . (Antes, eram descrentes e
dificultosos com Jesus !
E
depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar
pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo.
E
estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos.
Disseram-lhe,
pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também
os teus discípulos vejam as obras que fazes.
Porque
não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em
oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
Porque
nem mesmo seus irmãos criam nele.
Exclusivamente
aos Apóstolos Quarta vez na Primeira Grande Comissão
A
Grande Comissão, na tradição cristã, é a instrução dada pelo
Jesus ressuscitado aos seus discípulos para que eles espalhassem
seus ensinamentos para todas as nações do mundo. Ela se tornou um
ponto chave da teologia cristã sobre o trabalho missionário, o
evangelismo e o batismo.
Próximo
ao 40º dia posterior a ressurreição. No Monte Tabor ,
Galiléia.
Monte Tabor é uma alta colina da Galileia, na secção
leste do vale de Jizreel, 17 km a oeste do Mar da Galileia, como o
topo à cota de 575 metros acima do nível do mar.
É também conhecido como "Har
Tavor", "Itabyrium", "Jebel et-Tur" ou
"Monte da Transfiguração"
E
os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus
lhes tinha designado.
E,
quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E,
chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no
céu e na terra.
Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os
a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu
estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Amém.
Aos apóstolos
Quinta vez , no Cenáculo, a Segunda Grande Comissão
40º dia posterior a
ressurreição. No cenáculo, em Jerusalém, depois no Monte das
Oliveiras
O Cenáculo (do latim Cenaculum) é o termo usado para
o sítio ou local onde ocorreu, a Última Ceia e onde atualmente se
encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina
cena, que significa "jantar".
Finalmente
apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes
em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem
crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
E
disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda
criatura.
Quem
crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado.
E
estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os
demônios; falarão novas línguas;
Pegarão
nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará
dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Ora,
o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e
assentou-se à direita de Deus.
E
eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com
eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.
Amém.
E
disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo
padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
E
em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados,
em todas as nações, começando por Jerusalém.
E
destas coisas sois vós testemunhas.
E
eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na
cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
E
levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os
abençoou.
E
aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao
céu.
E,
adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.
E
estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.
No Monte das
Oliveiras
O Monte das Oliveiras (em hebraico:
הר הזיתים, transl. Har HaZeitim;
em árabe: جبل الزيتون, transl.
Djebel az-Zeitun) é um monte situado a leste da Cidade Antiga de
Jerusalém, em Israel, pertencente a uma cadeia de colinas com três
picos, dispostos de norte a sul, dos quais o mais alto, at-Tur, se
eleva a 818 metros.
A altura do Monte das Oliveiras e as
vistas espetaculares que ele apresenta para a Cidade Antiga de
Jerusalém e para o Monte do Templo fizeram com que alguns dos mapas
e ilustrações mais realistas da região na Antiguidade fossem
feitos dos seus cumes. No Monte das Oliveiras está situado o jardim
do Getsêmani.
E,
estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de
Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de
mim ouvistes.
Porque,
na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o
Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles,
pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor,
restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
E
disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o
Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e
ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e
Samaria, e até aos confins da terra.
E,
quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem
o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E,
estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto
deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os
quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o
céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há
de vir assim como para o céu o vistes ir.
Então
voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está
perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
A Estevão, no Seu Apedrejamento
Mas
ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu
a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E
disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está
em pé à mão direita de Deus.
Mas
eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram
unânimes contra ele.
E,
expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as
suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
E
apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus,
recebe o meu espírito.
E,
pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes
este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Estêvão
é lembrado como o primeiro de muitos mártires no reino de Jesus
Cristo. Ele entrou na história em Atos 6 e foi apedrejado no
capítulo seguinte. O nome dele aparece apenas 10 vezes, todas no
livro de Atos. Embora o tempo dele no palco da história tenha sido
pouco, a importância da vida desse servo não deve ser subestimada.
Ele mostrou características essenciais de um discípulo verdadeiro
do Senhor.
A história de Estêvão
aparece em Atos 6 e Atos 7, livros do Novo Testamento da Bíblia
cristã. Consta que houve resmungos da parte dos "judeus que
falavam grego" ("hellēnistōn") contra os "judeus
que falavam hebraico" ("hebraious") porque suas viúvas
estavam sendo preteridas na distribuição (diakoniāi) diária de
alimentos (Atos 6:1). Os apóstolos convocaram então os discípulos
e propuseram que fosse formada uma comissão de "sete homens
acreditados (martyroumenous), cheios de espírito e de sabedoria"
(Atos 6:3), que se incumbiriam da distribuição. Estêvão, "homem
cheio de fé e Espírito Santo" (Atos 6:5), estava entre esses,
todos usando nomes gregos, que foram postos diante dos apóstolos e,
após terem orado, receberam a imposição das mãos.
Estêvão foi um
dos sete primeiros diáconos da igreja , logo após a morte e
Ressurreição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo e
convertendo tanto judeus como gentios.
Apóstolo
Paulo , na Sua Conversão
E
Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do
Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E
pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se
encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os
conduzisse presos a Jerusalém.
E,
indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco,
subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E,
caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que
me persegues?
E
ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem
tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E
ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E
disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será
dito o que te convém fazer.
E
os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas
não vendo ninguém.
E
Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém.
E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
Sobre
o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais
dos sacerdotes,
Ao
meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o
esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam
comigo.
E,
caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua
hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é
recalcitrar contra os aguilhões.
E
disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu
persegues;
Mas
levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto,
para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens
visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;
Livrando-te
deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio,
Para
lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder
de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e
herança entre os que são santificados pela fé em mim.
Por
isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
Apóstolo
Paulo (5 - 67) foi um apóstolo de Cristo, um dos principais
divulgadores da doutrina cristã. É o autor das Epístolas Paulinas,
reunidas no Novo Testamento.
Apóstolo
Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia, provavelmente no
ano 5 da Era Cristã. Filho de judeus, que gozavam dos privilégios
da cidadania romana, recebeu dois nomes: Saulo – hebreu e Paulo –
romano. O pai de Paulo era participante da seita dos fariseus, uma
das mais ortodoxas seitas judaicas.
Ainda
jovem foi para Jerusalém e, na escola de Gamaliel, se especializou
no conhecimento da sua religião “Lei Oral”, deduzida da Lei de
Moisés, transmitida verbalmente de uma geração para outra e que
regulava a vida cotidiana dos fariseus. . Tornou-se fariseu, ou
seja, especialista rigoroso e irrepreensível no cumprimento de toda
a Lei e seus pormenores.
De volta a
Tarso, Paulo continuou os estudos para seguir a carreira de rabino,
alternando com o trabalho de fazer tendas, juntamente com seu pai .
Logo apos o ano 26, com os grandes eventos do cristianismo, como o
anúncio do Evangelho, a morte e a ressurreição de Cristo, as
ideias cristãs se propagaram rapidamente, conquistando os judeus e
os próprios romanos.
Para
apoiar o judaísmo, ameaçado pela nova fé , Paulo viaja ate
Jerusalém para , perseguir os fiéis da nova religião, entrando nas
casas, arrastando homens e mulheres e entregando-os à prisão. Porem
próximo à cidade de Damasco, Paulo vê uma grande luz e ouve uma
voz: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Saulo cai no chão e
permanece cego até ser batizado por Ananias, a mando do Senhor.
A partir
de então, Paulo se converte ao cristianismo. Passa algum tempo
recolhido ao deserto da Arábia, para reconstruir seus pensamentos.
A
conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas
atividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as
crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do
Mediterrâneo. Sua liderança, influência e legado levaram à
formação de comunidades dominadas por grupos gentios que adoravam o
Deus de Israel, aderiam ao código moral judaico, mas que abandonaram
o ritual e as obrigações alimentares da Lei Mosaica por causa dos
ensinamentos de Paulo sobre a vida e obra de Jesus e seu "Novo
Testamento", fundamentados na morte de Jesus e na sua
ressurreição.
Entao a
rigorosa lei judaica cede lugar à ideia da salvação através do
sacamento. Paulo volta a Damasco e prega também aos judeus.
Os
fariseus preparam uma cilada para matá-lo. De volta a Tarso,
encontra fechadas as portas da sinagoga.
O Apóstolo
Paulo empreende longas peregrinações levando a fé cristã,
fundando igrejas e se dedica a escrever suas Epístolas. Em 64, após
o grande incêndio que ocorreu em Roma, no reinado de Nero, a culpa
caiu sobre os cristãos. Paulo, que havia voltado para Roma, para dar
assistência aos cristãos martirizados, foi preso e decapitado, fora
dos limites da cidade de Roma.
A Paulo, em Corinto
E
disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te
cales;
Porque
eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal,
pois tenho muito povo nesta cidade.
A Paulo, no
Templo
E
aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo,
fui arrebatado para fora de mim.
E
vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de
Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim.
E
eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e
açoitava nas sinagogas os que criam em ti.
E
quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também
eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos
que o matavam.
E
disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe.
A Paulo,
em Jerusalém
E
originou-se um grande clamor; e, levantando-se os escribas da parte
dos fariseus, contendiam, dizendo: Nenhum mal achamos neste homem, e,
se algum espírito ou anjo lhe falou, não lutemos contra Deus.
E,
havendo grande dissensão, o tribuno, temendo que Paulo fosse
despedaçado por eles, mandou descer a soldadesca, para que o
tirassem do meio deles, e o levassem para a fortaleza.
E
na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem
ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa
que testifiques também em Roma.
A Paulo, em Outra Visão
Em
verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e
revelações do Senhor.
Conheço
um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se
fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro
céu.
E
sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o
sabe)
Foi
arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não
é lícito falar.
De
alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei,
senão nas minhas fraquezas.
A João, em
Patmos, Várias Visões no Apocalipse
Apostolo
João foi um dos doze apóstolos de Cristo. O mais jovem deles.
Junto com seu irmão Tiago, foi convidado a seguir Jesus em suas
peregrinações. É o autor do quarto e último Evangelho Canônico,
pertencente ao Novo Testamento, o "Evangelho segundo João".
Escreveu a primeira, a segunda e a terceira Epístola de João. Foi o
"discípulo amado" de Jesus. Foi o único apóstolo que
acompanhou Cristo até a sua morte. O Evangelho de João menciona que
antes de Jesus morrer, confiou Maria aos seus cuidados. Arqueólogos
encontraram no Egito, fragmentos de um papiro, em grego, que pertence
ao Evangelho de João. A maior parte do Evangelho relata a vida de
Jesus até a sua morte.
São
João Evangelista (6-103) nasceu em Betsaida na Galileia. Filho do
pescador Zebedeu e de Maria Salomé, uma das mulheres que auxiliaram
os discípulos de Jesus . João e seu irmão mais velho Tiago, foram
convidados a seguir Jesus, logo depois dos apóstolos Pedro e André.
João,
Tiago, Pedro e André, foram os quatro privilegiados que
participaram do círculo mais íntimo de Jesus. Presenciaram a
ressurreição da filha de Jairo e a angústia de Jesus no Jardim das
Oliveiras. João e Tiago foram os únicos apóstolos que receberam
de Cristo a autorização para sentar à direita e o outro à
esquerda durante a última Ceia.
Segundo
escritores do século I, João se mudou para Éfeso, para fugir da
Guerra Judaica (66-70 d.C) e suas consequências. No continente
asiático prosseguiu com seu oficio ministerial. De acordo com a
tradição (que é confiável), João escreveu seu evangelho nessa
cidade por volta de 85 d.C (também as epístolas I,II e III todas em
90 d.C), lugar onde desempenhou seu ministério e gerou discípulos
importantes a igreja do Senhor Jesus. Policarpo, Papias e Inácio
foram discípulos diretos de João. Os três continuaram a proteger a
Noiva de Cristo das heresias na Ásia Menor. Policarpo se tornou
posteriormente o bispo da igreja de Esmirna.
Conforme
testemunhos, os presbíteros da Ásia Menor em especial os de Éfeso,
sugeriram para que João escrevesse um evangelho a partir de suas
observações e sentimentos vividos na companhia do Mestre. Esses
relatos também seriam uma ferramenta forte para combater os
gnósticos.
João foi
um grande apologista, combatendo os gnósticos, tanto no seu
evangelho como nas epístolas universais. Ele defendeu que o Pai e o
filho, eram um só Deus, contradizendo os gnósticos, que diziam que
Jesus e o Pai eram dois deuses diferentes.
Quando
João usa as expressões e o verbo se fez carne e habitou entre nós
( Jo. 1.14), e a todo espirito que não confessa que Jesus Cristo
veio em carne não é de Deus (1 Jo. 4.3), ele estava defendendo a
igreja da seita gnóstica que alegava que Jesus era uma espécie de
sombra do Pai, negando a encarnação do Verbo (Cristo).
No
terceiro século depois de Cristo, o evangelho narrado pelo discípulo
amado, era considerado pelos Pais da igreja como o mais espiritual do
que os sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas), devido a sua singularidade
e observações distintas.
O primeiro
relato que identificava o autor do Evangelho de João, como sendo
João filho de Zebedeu, foi realizado por Irineu (180 d.C) – Depois
João, o discípulo do Senhor, o mesmo que repousou sobre o seu
peito, publicou também o evangelho, durante sua estada em Éfeso.
A morte
natural (velhice) do apóstolo do amor estava vinculada a uma
promessa pronunciada pelo próprio Senhor Jesus - Divulgou-se, pois,
entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de
morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu
quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? (João.
21.23). O Salvador havia prometido que ele não morreria de forma
cruel como os demais. Por isso quando o jogaram num tacho de azeite
fervendo, nada aconteceu. Foi como cair em água fria, porque já
havia uma profecia decretada que o mesmo não morreria como os outros
apóstolos. Após esse episódio do azeite, ele foi conduzido como
prisioneiro à ilha de Patmos (ilha de rocha vulcânica. Os romanos
enviavam para lá os criminosos e transgressores políticos).
Patmos era
uma ilha rochosa, ausente de vegetação e pequena. Foi nessa
localidade que João, fora dirigido como prisioneiro do Império
Romano. A ilha distanciava uns 90 km de Éfeso a capital do
ministério do apóstolo. Sentenciado a trabalho penoso nas pedreiras
(pedras que eram usadas na construção das estradas romanas).
Trabalhava arduamente o dia todo e a noite seu espirito era
arrebatado para receber e escrever as revelações - Eu fui
arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma
grande voz, como de trombeta, Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o
primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o
às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a
Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia (
Ap. 1. 10,11).
O amado
discípulo de Jesus foi para Patmos, por causa de uma política do
imperador Domiciano (81-96 d.C), que confiscou os bens dos Cristãos
e logo em seguida os prendiam. João fazia parte daquela realidade de
perseguição. Por ordem do imperador, acabou indo para a ilha.
Revelação
de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as
coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e
as notificou a João seu servo;
O
qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo,
e de tudo o que tem visto.
Bem-aventurado
aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam
as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está
próximo.
João,
às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da
parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete
espíritos que estão diante do seu trono;
E
da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito
dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos
amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
E
nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder
para todo o sempre. Amém.
Eis
que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o
traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.
Sim. Amém.
Eu
sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e
que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Eu,
João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no
reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos,
por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Eu
fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim
uma grande voz, como de trombeta,
Que
dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que
vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na
Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes,
e a Filadélfia, e a Laodicéia.
E
virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete
castiçais de ouro;
E
no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido
até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um
cinto de ouro.
E
a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e
os seus olhos como chama de fogo;
E
os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido
refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E
ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda
espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua
força resplandece.
E
eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a
sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E
o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.
Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Escreve
as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão
de acontecer;
O
mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete
castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas,
e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.
Olá.
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