Porque Alguns Pecadores Não São Salvos
Considerações Projeto Spurgeon
Sermão
pregado na noite de Domingo 30 de Outubro, 1881
Por
Charles Haddon Spurgeon
No
Tabernáculo Metropolitano, Newington, Londres.
E
lido no Domingo 16 de Dezembro, 1900.
“E
por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha
iniquidade?” Jó 7: 21a (ACF)
Ninguém
deveria descansar até ter absoluta certeza de que seu pecado foi
perdoado. Pode ser perdoado, e necessita-se ter segurança do perdão
recebido. E não deveria dar descanso a seus olhos, nem um sono
rápido e tranquilo às suas pálpebras, enquanto não tiver recebido
a segurança, com absoluta certeza, de que a sua transgressão foi
perdoada e sua iniquidade retirada.
Vocês,
queridos amigos, podem ser pacientes com o sofrimento, mas não
deveriam ser pacientes com o pecado. Vocês podem pedir cura com
resignação completa à vontade de Deus caso Ele queira concedê-la;
mas devem importuná-lo ao pedir perdão, sentindo que alcançarão.
Podem não estar convictos de que seja a vontade de Deus livrá-los
da enfermidade, mas devem ter a absoluta certeza que é a vontade dele ouvi-los quando clamam a Ele para que os salve do pecado.
E,
se no primeiro clamor não são salvos, procurem conhecer por que Ele
recusa conceder-lhes a bênção que tanto desejam. É legítimo
fazer esta pergunta a Deus uma e outra vez: “E
por que não perdoas a minha transgressão e não tiras a minha
iniquidade?”
Precisamos
também, refletir neste assunto com nosso coração e nossa
consciência, para ver se poderíamos descobrir por que o perdão não
nos é concedido durante um tempo, pois Deus nunca age
arbitrariamente e sem razão; e, podem acreditar que se
esquadrinhamos diligentemente à luz da lâmpada do Senhor, seremos
capazes de encontrar uma resposta a esta pergunta de Jó: “E
por que não perdoas a minha transgressão e não tiras a minha
iniquidade?”
A
pergunta de Jó poderia ser formulada por um filho de Deus; mas
poderia ser feita com mais frequência por outras pessoas que ainda
não foram levadas conscientemente à família do Senhor.
I. Em
primeiro lugar considerarei nosso texto como UMA PERGUNTA QUE, COMO
NO CASO DE JÓ, UM VERDADEIRO FILHO DE DEUS PODERIA FAZER: “Por que
não perdoas a minha transgressão e não tiras a minha iniquidade?”
Algumas
vezes, amados amigos, esta pergunta é feita debaixo de um mal
entendido. Jó era um homem que sofria grandemente; e ainda que ele
soubesse que não era tão culpado como seus impertinentes amigos
queriam fazê-lo crer, ele realmente temia que suas grandes aflições
fossem resultado de algum pecado; e, portanto, se apresentou ao
Senhor com esta desconsolada pergunta: “por
que continuas mandando-me toda esta dor e esta agonia? Se é por
causa do pecado, por que, então não perdoas primeiro o pecado, e em
seguida tiras suas consequências?“
Agora,
eu entendo que tivesse sido um mal entendido da parte de Jó supor
que suas aflições eram o resultado do pecado.
Atentem irmãos, para o fato que nós estamos tão cheios de pecado
por natureza, que sempre podemos crer que há suficiente mal dentro
de nós que nos poderia fazer passar por severa aflição, se Deus
nos tratasse segundo Sua justiça; mas, por favor, lembrem que, no
caso das aflições e provas de Jó, o propósito do Senhor não era
castigá-lo por seu pecado, mas sim mostrar no patriarca – para Sua
honra e glória – as maravilhas de Sua graça, concedendo a Jó
grande paciência para que ainda se apegasse a Deus mesmo com o mais
horrendo sofrimento, e para que triunfasse em tudo isso.
Jó
não estava sendo castigado; ele estava sendo honrado. Deus estava
concedendo-lhe um nome entre os grandes da terra. O Senhor estava
elevando-o, estava promovendo-o, estava colocando-o em um posto
superior, estava fazendo com que ele se convertesse em um dos pais e
modelos da antiga igreja de Deus. Estava fazendo por Jó coisas
extraordinariamente boas, para que vocês ou eu, ao revisar toda sua
historia, pudéssemos muito bem dizer: “eu estaria muito contente
em receber as aflições de Jó se pudesse contar também com a graça
de Jó, e ter o lugar dele na Igreja de Deus.”
Poderiam
pensar, amados, que sua aflição presente é o resultado de algum
pecado em vocês, mas poderia não ter nenhuma relação. Pode ser
que o Senhor os ame de uma maneira muito especial porque são um ramo
frutífero, e Ele os está podando para que possam produzir maior
fruto.
Como
Rutherford disse
em seus dias a uma preciosa dama que havia perdido a vários de seus
filhos: “você é tão doce para o Bem Amado, que Ele está com
ciúmes por sua causa, e lhe está tirando todos os objetos de seu
amor terreno para poder absorver para Si todo o afeto de seu
coração.”
Era
a própria doçura do caráter da piedosa mulher que conduziu seu
Senhor a atuar desta forma com ela, e eu creio que há alguns filhos
de Deus que agora estão sofrendo simplesmente porque são
agraciados.
Há
certos tipos de aflição que só sobrevêm aos mais eminentes membros da família de Deus; e se vocês são alguns daqueles que são
honrados desta maneira, em vez de perguntar a seu Pai Celestial:
“quando
perdoarás meu pecado?“,
poderiam dizer com mais propriedade: “Meu
Pai, como Tu perdoaste minha iniquidade, e me adotaste como um membro
da Tua família, aceito alegremente minha porção de sofrimento, já
que em tudo isto Tu não estás trazendo à minha mente a lembrança
de nenhum pecado não perdoado, pois eu sei que todas as minhas
transgressões foram contadas sobre a cabeça do Cordeiro Macho da
antiguidade. Como Tu não estás colocando diante de mim nenhum
motivo de contenda entre Tu e eu, pois eu caminho na luz como Tu
estás na luz, e tenho uma doce e bendita comunhão Contigo, me
inclinarei diante de Ti, e amorosamente beijarei Teu cajado,
aceitando de Tuas mãos qualquer coisa que Teu decreto infalível
estabeleça para mim.”
Seria
algo bendito, queridos amigos, que pudessem possuir este estado de
mente e de coração; e poderia suceder que seu oferecimento da
oração acima estivesse cimentado sobre um total mal entendido
do que o Senhor está fazendo com vocês.
Algumas
vezes, também, um filho de Deus usa esta oração com um sentido
muito incomum de pecado. Vocês sabem que quando estão contemplando
uma paisagem, podem fixar seu olhar de tal forma sobre um objeto em
especial, que já não olham o resto da paisagem. Poderiam deixar de
ver suas grandes belezas porque observaram unicamente uma pequena
parte da mesma.
Agora,
de maneira semelhante, ante a observação do crente, há um amplo
espectro de pensamento e de sentimento. Se colocarem seu olhar sobre
sua própria pecaminosidade, como poderiam fazê-lo, poderia ser que
se esquecessem da grandeza do amor do Todo Poderoso e da grandiosidade do sacrifício expiatório; mas, sem dúvida, ainda que não os
esquecessem, não pensariam tanto neles como deveriam, pois pareceria
que fazem de seu próprio pecado e de toda sua atrocidade e
gravidade, o objeto central de sua consideração.
Há
certos momentos em que não podes evitá-lo; esses pensamentos e
esses sentimentos sobrevêm a mim, assim que posso falar com base em
minha própria experiência. Dou-me conta que algumas vezes, sem
importar o que eu faça, o pensamento que domina minha mente tem a
ver com minha própria pecaminosidade, com minha pecaminosidade
inclusive desde minha conversão, com minhas deficiências e meus
desvios de meu Deus cheio de graça.
Agora,
vejam bem, é bom pensar em nosso pecado desta maneira, mas não é
bom pensar nele desproporcionalmente em comparação com outras
coisas.
Quando
vou ao médico porque estou doente, penso naturalmente na minha
doença; mas, acaso não penso também no remédio que seria
prescrito, e em muitos casos em que uma doença foi combatida com o
uso deste remédio? Então, não seria indevido eu fixar meus
pensamentos inteiramente sobre um fato e excluísse outros fatos
compensatórios?
Sim,
e é precisamente assim que atuamos muitos de nós, e logo clamamos a
Deus como fez Jó: “Por
que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha
iniquidade?“,
quando, na verdade, já está perdoada e já foi retirada.
Se
tentássemos vê-lo, flui diante de nós esse rio sagrado do sangue
propiciatório de nosso Salvador que cobre toda nossa culpa, de tal
forma que, ainda que seja grande, não existe aos olhos de Deus, pois
o sangue precioso de Jesus apagou para sempre.
Há
outros momentos nos quais o crente poderia, talvez, articular a
pergunta de nosso texto; sempre
que se meta em problemas com seu Deus.
Vocês sabem que depois de sermos completamente perdoados – como o
somos no momento em que cremos em Jesus – não somos considerados
mais como criminosos diante de Deus; antes, nos convertemos em Seus
filhos.
Vocês
sabem que é possível que um homem que tenha sido levado à corte
como prisioneiro, seja perdoado; mas suponham que, depois de
ser perdoado, fosse adotado por aquele que atuou como seu juiz, e
fosse integrado à sua família convertendo-se em seu filho. Agora,
depois de fazer isso, supomos que não seria possível levá-lo
novamente diante do tribunal para julgá-lo e colocá-lo na prisão.
Não; se ele se converteu em filho do juiz, sei o que seria feito; o
juiz o colocaria debaixo das regras de sua casa às quais, se espera,
sejam acatadas por todos os membros da sua família. Logo, se ele se
comportasse mal na sua condição de filho, então não haveria a
liberdade de relacionamento e a comunhão de pai e filho que deveria
existir. Pela noite, o pai poderia se recusar a beijar o filho
desviado e desobediente. Quando seus irmãos se alegrassem com o
sorriso do pai, a sua porção poderia ser um cenho franzido; não
que o pai o tivesse expulsado de sua família, ou que ele passasse a
ser menos filho do que era, mas há uma nuvem entre eles devido ao
seu comportamento indevido.
Temo,
meus queridos amigos, que alguns de vocês devem ter sentido, algumas
vezes, o que esta experiência significa; pois entre vocês e seu Pai
Celestial –ainda que vocês estejam seguros de que Ele nunca os
apartará de Si – há uma nuvem. Vocês não estão caminhando na
luz, e seu coração não é reto aos olhos de Deus. Eu os exorto
sinceramente a que não permitam que esta triste situação ocorra;
ou se alguma vez aconteça, rogo a vocês que não permitam que esse
triste estado de coisas dure nem sequer um dia. Resolvam a contenda
com seu Deus antes de irem deitar-se à noite. Talvez o filho tenha
enfadado-se e seu pai teve que falar muito asperamente; durante longo
tempo foste muito orgulhoso para ceder; mas, no final, o pequenino
veio e disse: “pai,
me comportei mal, sinto muito“;
e no mesmo instante a perfeita paz se instalou entre os dois. O pai
lhe disse: “isso
é tudo que eu precisava ouvir, meu filho querido. Eu te amei
inclusive quando fostes avesso e irado, mas eu queria que sentisse e
reconhecesse que estavas agindo mal; e agora que o sentes e
reconheces, minha dor terminou. Vem me abraçar pois tu és tão
amado para mim como o resto da família.“
Posso
imaginar muito bem que, quando tiveram propósitos que se encontravam
com Deus, Ele tenha recusado por algum tempo depositar o sentimento
de Seu amor paterno em seus corações. Então eu lhes suplico que se
acheguem a Ele, e lhes sugiro que a oração mais apropriada a Ele é
com as palavras do texto: E
por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha
iniquidade?”Ou
peçam em oração como fez Jó um pouco mais tarde: “Faze-me
saber por que contendes comigo, pois quero estar em paz contigo, e
meu espírito recém nascido não pode ter descanso enquanto haja
alguma causa de contenda entre nós.”
Até
aqui estive me dirigindo aos filhos de Deus. Agora peço suas
sinceras orações para que seja guiado a falar sábia e
poderosamente aos demais.
II. A
PERGUNTA DE NOSSO TEXTO PODERIA SER FORMULADA POR ALGUNS INDIVÍDUOS QUE NÃO SÃO CONSCIENTEMENTE FILHOS DE DEUS: “E
por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a
minha iniquidade?”
E,
primeiro, parece que escuto alguém que faz este tipo de
interrogação: “Por
que Deus não tira a minha iniquidade e acaba com ela? Quando
venho a este lugar, ouço muito sobre a expiação pelo sangue, e da
reconciliação através da morte de Cristo; mas, por que Deus não
me diz simplesmente: “É
certo que fizeste o mal, mas eu te perdoo , e ali termina todo o
assunto?”
Com
suma reverência para com o nome e o caráter de Deus, devo dizer que
tal curso de ação é impossível. Deus é infinitamente justo e
santo, Ele é o Juiz de toda a terra, e deve castigar o pecado.
Vocês
sabem, queridos amigos, que há momentos, inclusive na história dos
reinos terrenos, em que os governantes dizem, mesmo que não por
palavras, mas com suas ações: “há
sedição por toda parte, mas deixaremos que continue; não queremos
parecer severos, assim que não queremos suprimir os rebeldes.”
Qual
é a consequência inevitável de tal conduta? Pois bem, que o mal se
torna pior e pior; os homens rebeldes se vangloriam baseando-se na
liberdade que lhes é concedida, e agem com maior liberdade; e, a
menos que o legislador tenha a intenção que sua lei seja chutada
por toda a rua como uma bola de futebol, a menos que pretenda que a
paz e a segurança de seus súditos que cumprem a lei seja
absolutamente destruída, se obrigará a agir; e diz: “não;
não se pode permitir que este estado de coisas continue. Eu seria
cruel para com os outros a menos que desembainhe a espada e faça
justiça para ser respeitado por todo meu reino.”
Eu
digo a vocês, queridos amigos, que a coisa mais terrível do
universo seria um mundo cheio de pecado, e, que não houvesse um
inferno para seu castigo. A mais espantosa condição em que se
poderia encontrar alguém é a condição de absoluta anarquia,
quando cada pessoa faz o que lhe apraz, e a lei se torna totalmente
desprezada.
Agora,
se depois que os homens tivessem vivido vidas de impiedade e pecado,
dos quais nunca se arrependeram, e de cuja culpa não foram
exonerados, Deus os levasse tranquilamente ao céu, todo governo
moral teria chegado do fim, e o próprio céu não seria um lugar
para onde alguém tivesse almejado chegar. Se os ímpios fossem para
o céu na mesma condição em que se encontram na terra, o céu se
converteria em uma espécie de ante-sala do inferno, um respeitável
lugar de condenação; mas esse não poderia jamais ser o caso. “O
Juiz de toda a terra, não há de fazer o que é justo?“
Ele
formulou um maravilhoso plano pelo qual pode perdoar ao culpado sem
abalar, no mínimo grau, as estruturas de Seu trono, ou colocar em
perigo Seu governo. Querem ser salvos dessa maneira ou não? Se
rejeitarem o caminho de salvação de Deus, se perderão, e a culpa
permanecerá à sua própria porta. Deus não permitirá a anarquia
para satisfazer seus caprichos, nem deixará vazio o trono do céu
para que possamos ser salvos segundo nosso próprio capricho.
Com
um infinito custo do amor de Seu coração, pela morte de Seu próprio
amado Filho, Ele providenciou uma via de salvação; e se vocês
rejeitam isso, não precisariam fazer a pergunta de Jó, pois
saberiam por que não perdoa sua transgressão e não perdoa sua
iniquidade; e sobre sua cabeça recairá o sangue de sua alma
imortal.
Talvez
alguém diga: “bem, então, se essa é a via de salvação de Deus,
creiamos em Jesus Cristo, e obtenhamos o perdão imediatamente. Mas
tu falas da necessidade de um novo nascimento,
e de deixar o pecado, e de seguir a santidade, e dizes que sem
santidade ninguém verá ao Senhor.”
Sim,
com efeito, digo, porque a Palavra de Deus o diz; e eu repito que, se
Deus outorgasse o perdão e em seguida permitisse que os homens
continuassem no pecado justamente como o faziam antes, seria uma
maldição para eles ao invés de uma bênção.
Vejamos,
se o homem desonesto prosperasse no mundo, isso acaso seria uma
bênção para ele? Não, certamente não; pois com certeza se faria
mais desonesto. Se um homem pratica a libertinagem e escapa de suas consequências nesta vida, isso acaso é uma bênção para ele? Não;
pois se converterá em um libertino ainda maior; e se Deus não
castigasse aos homens por seu pecado, antes permitisse que fossem
felizes no pecado, seria uma maldição maior para eles se Ele viesse
e lhes dissesse: “Por
cada transgressão da minha lei justa, haverá um castigo devido; e
para todo mal moral sobrevirá também males físicos naqueles que os
cometem.”
Eu
dou graças a Deus por não permitir que o pecado produza felicidade;
abençoado seja Deus que põe o castigo nas costas do mal, pois assim
deveria ser. A maldição do pecado está no próprio mal mais
que em seu castigo; Se um homem sendo pecador, se convertesse em algo
feliz, então os homens pecariam, e pecariam repetidamente, e
pecariam ainda mais gravemente; e isto Deus não tolerará.
“Bem”,
– dirá algum outro amigo- “esse não é meu problema. Eu desejo
ser salvo pela expiação de Cristo, e estou perfeitamente ansioso de
ser conduzido a deixar de pecar, e a receber de Deus um novo coração
e um espírito reto; por que, então, não me perdoa, e apaga minhas
transgressões?”
Bem,
em primeiro lugar, pode ser, porque
tu não confessaste teu mal proceder.
Lembrarás que o apóstolo João diz: “Se
confessamos nosso pecado, ele é fiel e justo para perdoar nossos
pecados.”
Você pergunta: “a
quem confessarei meus pecados?”
Por acaso deve vir a mim com sua confissão? Oh, não, não, não! Eu
não poderia suportar isso. Existe um velho provérbio que descreve a
imundície assim: “é
tão imundo como o ouvido de um padre.”
Não posso imaginar algo mais sujo que isso, e não tenho nenhum
desejo de ser participante da imundície. Busca auxílio em Deus, e
confessa a Ele o seu pecado; verte no ouvido daquele a quem ofendeste
com a triste história de seu coração; diga como Davi: “Contra
ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista.“
Querido
amigo ansioso, se me dissesse: “durante
muitos meses busquei ao Senhor, e não posso encontrá-lo, nem
alcanço paz na consciência“;
eu lhe aconselharia que tentasse esse plano: se tranque em seu
quarto, sozinho, e faz uma detalhada confissão de sua transgressão.
Talvez tivesse a oportunidade de ser hipócrita ao confessá-la de
maneira pouco exaustiva; assim que, tenta confessá-la em detalhe,
refletindo especialmente naqueles pecados mais graves que provocam
demasiadamente a Deus e sujam mais a consciência, da maneira que
Davi orou: “Livra-me
dos homicídios, oh Deus.”
Esse era seu grande crime; ele havia causado a morte de Urias, assim
que confessou que era culpado do sangue, e orou para ser livrado.
Da
mesma maneira, confessa seu pecado, qualquer que tenha sido. Eu estou
convencido que, seguidamente, a confissão a Deus alivia a alma do
seu fardo de culpa. É como quando um homem tem um tumor em formação,
e um médico sábio afunda seu bisturi, e o que se havia formado é
retirado, e a inflamação cede, sucede com frequência o mesmo com o
que a consciência acumulou, se, pela confissão, o coração é
operado e o mal acumulado se dispersa. Como poderíamos esperar que
Deus dê descanso à nossa consciência se não lhe confessamos nosso
pecado?
Não
poderia ser possível, também, queridos amigos que não possam obter
perdão e paz, porque vocês
ainda estão praticando algum pecado conhecido? Agora,
seu Pai Celestial tem o propósito de lhes outorgar misericórdia de
uma maneira que será para seu benefício permanente.
O
que vocês estão fazendo de errado? Eu não os conheço tão
intimamente como para poder dizer o que é que está mal com vocês;
mas conheci a um homem que não podia obter de forma alguma a paz com
Deus porque havia brigado com seu irmão, e como não queria
perdoá-lo, não era razoável que esperasse receber o perdão de
Deus.
Havia
outro homem que buscou ao Senhor durante um longo tempo, mas não
conseguia obter paz por esta razão: era um vendedor ambulante de
tecidos, e tinha o que se supunha ser uma fita métrica, mas a fita
não tinha as medidas completas; e, um dia, durante o sermão, pegou
a fita no lugar de adoração, e a arrebentou, desse momento em
diante encontrou a paz com Deus quando claramente renunciou ao que
havia sido seu instrumento de crime. Ele havia buscado em vão o
perdão todo o tempo em que havia perseverado no mal; mas tão logo
renunciou a isso, o Senhor sussurrou paz à sua alma.
Acaso
algum de vocês toma “uma
embriagadora dose em excesso”
em sua casa? Por acaso esse é o seu pecado urgente? Dirijo-me às
mulheres da mesma forma que aos homens quando faço esta pergunta.
Vocês riem pela sugestão, mas não é um assunto para rir-se, pois
é tristemente certo que muitos, de quem não se suspeita que façam,
são culpados de beber em excesso. Agora, pode ser que nunca haja paz
entre Deus e sua alma até que a taça seja suprimida. A taça deve
desaparecer se Deus há de perdoar seu pecado. Assim, quanto mais
cedo desaparecer, melhor será para vocês.
Talvez,
em seu caso, o pecado seja porque não governam adequadamente suas
famílias. Quando seus filhos fazem algo errado, não são censurados
nunca? De fato é permitido a eles que cresçam para que sejam filhos
do demônio? Esperam que Deus esteja de acordo com vocês enquanto
isto acontece? Pensem na queixa que Deus tinha contra Eli em relação
a esse tema, e lembrem-se como terminou esta contenda, porque Eli
chamou a atenção de seus filhos muito brandamente: “Por
que fazem coisas semelhantes?”,
mas não os reprimiu quando se aviltavam.
Observem,
queridos amigos: Deus não nos salvará pelas nossas obras; a
salvação é inteiramente de graça, e ela se mostra imediatamente
ao pecador sobre quem é concedida levando-lhe a renuncia ao pecado
ao qual havia se entregado anteriormente.
Então,
que escolherão: seu pecado ou seu Salvador? Não tratem de segurar o
pecado com uma mão e o Salvador com a outra, pois ambos não
poderiam ser seus; assim que, escolham por qual optarão. Rogo a Deus
que lhes mostre qual é o pecado que está impedindo que tenham paz,
e logo lhes conceda a graça para renunciar a ele.
“Bem”
-dirás- “não
creio que este seja meu caso em absoluto, pois eu na verdade me
esforço de todo coração, a renunciar a todo pecado, e estou
buscando sinceramente a paz com Deus.”
Bem,
amigo, talvez não a tenhas encontrado porque
não tens sido completamente sincero ao buscá-la.
Parecerias ser sincero enquanto estás aqui no domingo à noite, mas,
quão sincero és na segunda à noite? Talvez sejas bastante sincero
então, porque vens à reunião de oração, mas, o que acontece na
terça, na quarta, e no resto da semana? Quando um homem realmente
quer que sua alma seja salva, deveria abandonar tudo enquanto não
resolvesse esse assunto de suma importância. Sim, me aventurarei a
dizer tudo isso.
Recordem
o que fez a mulher de Samaria quando recebeu a palavra de Cristo
junto ao poço de Sicar . Ela havia ido ao poço em busca de água;
mas olhem para ela quando regressa à cidade. Por acaso há algum
cântaro sobre sua cabeça? Não; a mulher deixou seu cântaro, e
esqueceu o que tinha sido para ela uma ocupação necessária uma vez
que foi conduzida a pensar seriamente sobre sua alma e seu Salvador.
Não
quero que esqueçam que, quando encontrarem a Cristo, podem carregar
seu cântaro e ao mesmo tempo segurar a Cristo; mas, enquanto não o
tiverem recebido realmente pela fé, eu gostaria de vê-los tão
plenamente absorvidos na busca da única coisa necessária, que todo
o restante é colocado num lugar secundário, ou mais baixo que isso;
e se chegassem a dizer: “enquanto
não seja salvo, não vou fazer absolutamente nada; irei ao meu
quarto e vou clamar a Deus pedindo misericórdia, e deste lugar não
sairei enquanto não me abençoe“,
eu não os acusaria de fanatismo, nem ninguém mais o faria que
conhecesse o valor relativo das coisas eternas e das coisas do tempo
e do sentido.
Vamos,
homem, para salvar seu abrigo, desperdiçaria sua vida? “Não“,
responderias; “o
abrigo é insignificante comparado com minha vida.”
Bem, então, como tua vida vale mais que seu abrigo, e como sua alma
é de maior valor que seu corpo, e como a primeira coisa que
necessita é obter o perdão de seu pecado para que sua alma seja
salva, enquanto não se tenha feito isso, todo o demais pode ser
colocado de lado. Que Deus lhes conceda tal desesperada ousadia que
os induza a querer e ter essa bênção! Quando alcancem essa
determinação, a terão; quando não possam receber uma negativa de
Deus, não receberão uma negativa.
Todavia
há algo mais que vou mencionar como uma razão pela qual alguns
homens não encontram ao Salvador, e seus pecados não são
perdoados; e é porque
não se apartam da base errada e se colocam sobre a base correta.
Se fores perdoado alguma vez, querido amigo, deve ser inteiramente
por um ato do favor divino e imerecido.
Agora,
talvez esteja tratando de fazer algo que te recomende diante de Deus;
você rejeitaria com desdém a doutrina de ser salvo por seus
próprios méritos; mas, ainda assim, você tem um conceito de que há
uma coisa ou outra em você que pode lhe recomendar ante Deus em
alguma medida ou grau, e ainda pensa que a base de seu perdão deve
radicar em alguma medida em ti.
Bem,
agora, nunca poderias ter o perdão dessa maneira. A salvação é ou
toda por obras, ou ao contrário, toda de graça. Concordas em ser
salvo como um pecador culpado e merecedor do inferno, como alguém
que não merece a salvação, muito pelo contrário, merece suportar
a ira de Deus? Estás disposto a que, a partir deste momento em
diante, se dirá de ti: “esse
homem foi perdoado gratuitamente de todas suas transgressões, não
por ele mesmo, mas unicamente por causa de Cristo“?
Essa é uma boa base sobre a qual se apoiar; essa é uma rocha
sólida.
Mas
alguns homens parecem colocar um pé sobre a rocha, e dizem: “sim,
a salvação vem por Cristo.”
E, onde está teu outro pé, meu amigo Oh! Diz que foi batizado, ou
que foi confirmado, ou que de alguma maneira ou outra fez algo em que
pode confiar.
Agora,
toda essa confiança não é nada senão apoiar-se sobre areia; e
independentemente de quão firme esteja plantado teu outro pé sobre
a rocha, tu cairias se este pé está sobre a areia. Necessitas uma
boa base para ambos os pés, querido amigo; e procuras consegui-la.
Este deve ser seu idioma:
“Tu,
oh Cristo, és tudo o que necessito;
O que encontrei em Ti sobrepuja tudo.”
O que encontrei em Ti sobrepuja tudo.”
Não
busque em nenhuma outra parte algo ou alguém que possa salvar-lhe;
somente olhe para Cristo, e somente para Cristo. Acaso és demasiado
orgulhoso para fazer isso? Terás que humilhar-te debaixo da poderosa
mão de Deus, e quanto mais rápido o faças, melhor será para ti.
“Oh, mas, eu, eu. . .eu realmente devo fazer algo! Escuta:
“Enquanto
não te apegues à obra de Jesus
Por meio de uma fé simples,
‘Fazer’ seria algo mortal,
‘Fazer’ termina na morte.
Por meio de uma fé simples,
‘Fazer’ seria algo mortal,
‘Fazer’ termina na morte.
“Derruba
teu ‘fazer’ que é mortal,
E coloca-o aos pés de Jesus,
Apoia-te nele, unicamente nele,
Que é gloriosamente completo!”
E coloca-o aos pés de Jesus,
Apoia-te nele, unicamente nele,
Que é gloriosamente completo!”
Este
é o Evangelho: “Crê
no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo.”
Nunca verás lá em cima no céu, um letreiro que mostre os nomes de
“Cristo e Companhia”. Não, é Cristo, e somente Cristo, quem é
o Salvador do pecador. Ele reclama isto para Si: “Eu sou
o Alfa e o Ômega“;
isto é, “Eu
sou A, e Eu sou Z. Eu sou a primeira letra do alfabeto, e Eu sou a
última letra, e Eu sou cada uma das letras desde a primeira até a
última”.
Querido amigo, deixarás que Ele seja isso para ti? O receberás como
teu Salvador agora? “O
que crê em mim, tem vida eterna.”
Um amigo nos disse, em uma de nossas reuniões de oração, que “se
soletramos T-E-M significa que já é sua.”
“O
que crê no Filho”
é um pecador salvo, possui essa vida eterna que não morre nunca, e
que não lhe pode ser tirada.
Portanto,
amados amigos, creiam em Jesus, e vocês também terão esta vida
eterna, terão o perdão, terão paz, terão a Deus, e terão o mesmo
céu para gozá-lo antecipadamente. Que Deus lhes conceda isso, por
Sua grande misericórdia em Cristo Jesus! Amém e Amém.
ORE
PARA QUE O ESPIRITO SANTO USE ESSE SERMÃO COMO INSTRUMENTO PARA
SALVAÇÃO DE PECADORES POR JESUS CRISTO
NOTAS
Samuel
Rutherford (1600 ?- março 1661) nasceu em Nisbet, Escócia: foi
teólogo e escritor presbiteriano, e um dos comissários escoceses
para a Assembléia de Westminster .
FONTE:
Traduzido
do espanhol Por
Qué No Son Perdonados Algunos Pecadores,
tradução de Allan Román, com autorização e permissão deste para
o português para o Projeto, de http://www.spurgeon.com.mx/
Todo
direito de tradução protegido por lei internacional de domínio
público
Sermão
nº 2705—Volume 46 do Metropolitan
Tabernacle Pulpit
Tradução:
Rosângela Cruz
Revisão:
Marcus Paolo Diel Rios
Prova
e diagramação: Armando Marcos Pinto
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