segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Algumas das Características de um Cristão Verdadeiro



"Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Um cristão é servidor de todas as coisas e sujeito a todos." (Lutero)

Existem atualmente varias leis de proibição e outras de obrigação instituídas dentro de muitas entidades religiosas , como o ato de comer carne , beber café , doar sangue , não ter amizade com pessoas fora da igreja , trabalhar no sábado , jogar bola , praticar esporte , ir a praia , , salão de beleza ,   ir ao cinema ou teatro , assistir televisão etc.. E não se esquecendo de algumas onde os fiéis chegam até a venerar o líder da igreja como santo divino antes e depois da morte .

Ai entram as mais incríveis listas de “pode não pode” presentes entre muitos evangélicos. Algumas regras são até bem intencionados, outras, parecem reflexo de mentes doentias... Mas, mesmo entre as “bem intencionadas”, tudo que existe é legalismo

Em realidade o que se faz é acrescentar um amontoado de regras morais que não podem ser encontradas nas Escrituras

Existem também aquelas instituições que obrigam a obediência a lei de Deus como um meio de se alcançar a Justificação . Ainda que as obrigações se mantenha apenas naquilo que é ordenado na Lei de Deus , trata-se também de legalismo, já que se apega a uma salvação meritória , por obras

As pessoas justificam tantos atos com o pretexto de que supostamente está escrito na bíblia ,ou porque algum líder religioso falou e se deixam guiar por sentimentos ruins gerando uma guerra psicológica dentro deles mesmos sendo que esses mesmos sentimentos estão em contra do que Jesus mais pregou que é o amor de Deus… Esse amor , para todas as criaturas, sem exceção. Quero acreditar que as palavras de Jesus eram conselhos para que nós pudéssemos compreender o que era de fato o amor diante de tantas situações. Talvez esse seja o desafio.

A Bíblia é bem clara quando diz, que abomina o pecado, mas Deus ama o pecador, se Deus que é o TODO PODEROSO não aponta o dedo na cara de um pecador em público, porque eu iria fazer isso ? gerando, racismo e irá de ambas a parte, se Deus é capaz de amar uma prostituta , o aidético ,o assassino , o mendigo porque eu não faria isso?


“novos tempos se fizeram, e com eles novas sociedades e o que percebemos é que o mundo necessita de mais amor ” … de pessoas de mente aberta que no meio de tanta violência , ignorância , maldades e injustiças ,possam viver ,testemunhar e pregar o Amor Divino .

Jesus venceu o mundo é qualquer um que quiser pode vencer também..

Diante de tantas leis e princípios religiosos que já existem vejamos a seguir algumas atitudes que um cristão verdadeiro sempre deveria ter de acordo com a bíblia sagrada


PERDOAR SEMPRE O PRÓXIMO


 Em algum momento da vida, todos já sofreram injustiças, ofensas e pecados. Como devemos reagir quando tais ofensas acontecem? De acordo com a Bíblia, devemos perdoar. Efésios 4:32 declara: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Da mesma forma, Colossenses 3:13 proclama: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” 
A Bíblia nos diz que devemos perdoar incondicionalmente àqueles que pecaram contra nós. Recusar-se verdadeiramente a perdoar a uma pessoa demonstra ressentimento, amargura e raiva: e nenhuma dessas características são próprias de um cristão

Somente o perdão pode acabar com o ciclo de ódio e ressentimento o próprio Jesus que pediu a Deus para perdoar seus torturadores Lucas 23 :24: “... Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem ...”
As vezes pensamos que ao ofensor cabe primeiro pedir perdão: Perdão é uma decisão unilateral de quem perdoa, não depende do que o ofensor faça ou deixa de fazer. Jesus perdoou seus agressores incondicionalmente, reconhecessem eles ou não o mal que faziam.


Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre vossa ira, nem deis lugar ao Diabo… Longe de vós toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia, e bem assim toda malícia”. Efésios 4:26-27,31.



Todos pecamos e somos dependentes da Misericórdia e da Graça de Deus para sermos perdoados e aceitos por Ele. Jesus nos ensinou que a medida de misericórdia que será usada conosco será a mesma que usarmos com quem nos ofendeu – basta ver a oração do Pai Nosso em Mateus capítulo 6, versículos 9 a 15: “Pai ... perdoa nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores...” Se queremos perdão, temos que perdoar. É simples assim. 
Em Mateus capítulo 18, versículos 21 e 22 Lemos o que Jesus respondeu a um dos apóstolos: “Pedro lhe perguntou:…até quantas vezes devo perdoar meu irmão?… Respondeu-lhe Jesus:…até setenta vezes sete.”
Perdoar não é fácil. É preciso a força de Deus para ser realmente capaz de deixar pra lá essa questão. É preciso ter fé e muita oração para dizer a alguém: “Eu vou pagar este mal com o bem. Eu não vou te odiar.” Mas Jesus que perdoou você sempre está disposto a te ajudar a perdoar os outros. Pois até oramos no Pai nosso, “Perdoa nossos inimigos assim como tem nos perdoado”. Ele nos perdoou, porque não perdoar agora também? Mas Ele sabe que é difícil, por isso está disposto a nos ajudar.

 Mateus 18:32-35 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.

Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas .




TESTEMUNHO VERDADEIRO


O cristão deve ser aceito em sua comunidade (1ª Tm 3:7) – “Também é necessário que ele tenha bom testemunho dos não cristãos, a fim de não cair em opróbrio , e na armadilha do diabo”.
Comunidade , aqui, implica : trabalho, vizinhos , casa , Lazer etc.. Ser aceito na comunidade significa que a pessoa deve ter uma vida irrepreensível. Isto não quer dizer concordância dos outros com tudo que o cristão faz, mas, que as atitudes dele não são reprováveis.
As pessoas podem até não concordar com determinadas decisões ou atitudes do cristão. Entretanto, não podem ter subsídios para condenar essas atitudes. Se elas – as atitudes –forem corretas, submetidas à vontade de Deus, não servirão de base
para acusações ou coisas do gênero.


MISERICORDIOSO PARA COM TODOS


Quem condena e acusa o seu próximo , e vive praticando o pecado esta enganando a si mesmo

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?
O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.
E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

Lucas 6:36-45


ABENÇOAR AO PRÓXIMO E NUNCA AMALDIÇOAR



Quem amaldiçoa a uma outra pessoa, esta pecando contra DEUS, que pede que desejemos apenas o bem ao nosso próximo.


Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

Romanos 12:14-20


Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.





Tiago 3.10
“... De uma só boca procede benção e maldição.”


Mateus 12.36,37
“Digo-vos que toda palavra frívola ( fútil, leviana, volúvel, vã) que proferirem os homens , dela darão conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pela tuas palavras serás condenado.”

Não podemos desejar o mal uns para os outros. Cristo afirmou amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias
Mateus 15:18,19

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
1 João 3:10,11


AMAR A TODOS



"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30-31).



E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.



Paulo declarou a suprema excelência da caridade em I Coríntios 13:4.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta


"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

"O amor não é invejoso."A inveja é um estado de desgosto pelo bem alheio. É o desejo de possuir o que o outro tem. É o sentimento de ódio existente pela outra pessoa. É o olhar com inveja. É o desejo de que o outro se dê mal. É o sentimento de prazer na desgraça dele. É um sentimento destrutivo.

"O amor não trata com leviandade." A leviandade é a qualidade do que se é leviano. É a falta da prudência. É a irreflexão. É aquele que julga de leve. É o precipitado e imprudente.

"O amor não se ensoberbece." Ensoberbecer é o tornar-se soberbo e orgulhoso.

"O amor não se porta com indecência." A indecência é o ato de desonestidade.

"O amor não busca os seus interesses." Não se busca vantagem, proveito, conveniência. É aquele que dá importância e valor a algo a todo custo, a ponto até de fazer o justo ou o injusto para se ter o que se almeja. É o egoísmo, é a cobiça. É o tipo de pessoa que só procede por interesse.

"O amor não suspeita mal." Suspeitar mal é o ato de desconfiança mais ou menos fundada. A leve opinião ou apreensão desfavorável a respeito de alguém ou de alguma coisa. É o julgar, supor ou imaginar com certos dados mais ou menos seguros.

"O amor não folga com a injustiça." A injustiça é a falta da justiça. É o ato oposto á justiça.

Então se, por acaso, você caro leitor tem sentido isso em seu coração e tem desejado o Amor verdadeiro dentro de si, peça ao Senhor para purificar o seu coração. Pede ao Senhor para criar em ti um coração puro e renovar em ti um espírito reto.

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." (Salmos 51:10).

O sentimento destrutivo é um sentimento que faz muito mal. Não siga em frente tendo dentro de si mesmo um sentimento tão ruim e incontrolável, mais peça ao Senhor para tirar de você esses sentimentos ruins para que vivas em paz.


O amor verdadeiro ama o outro como a si mesmo. Isso deve ser seguido ao pé da letra: temos realmente que ver no próximo um “outro nós” e fazermos ao outro o que faríamos a nós mesmos. O amor verdadeiro é o que sabe sofrer com quem sofre, alegrar-se com quem se alegra, carregar os pesos dos outros e, como diz Paulo, sabe “fazer-se um” com a pessoa amada. Dessa forma, é um amor não só de sentimento ou de palavras bonitas, mas que se exprime em fatos concretos


NÃO SER PRECONCEITUOSO



O primeiro item a compreender nesta discussão é que há uma só raça: a raça humana. Caucasianos, africanos, asiáticos, indianos, árabes, judeus, etc, não são de diferentes raças, mas ao invés disto, são de diferentes etnias da raça humana. Todos os seres humanos têm as mesmas características físicas (com pequenas variações, é claro). Mas principalmente, todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27). Deus ama o mundo inteiro (João 3:16). Jesus entregou Sua vida por todos no mundo inteiro (I João 2:2). O “mundo inteiro”, obviamente, inclui todas as etnias da humanidade.

Gálatas 3:28 seja completamente cumprido: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”



NÃO VINGATIVO



Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
1 João 3:15,16

A Vingança Pertence a Deus.
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça." (Romanos 12.19-20)


De acordo com a bíblia , o cristão deve abster-se de vingar-se, sendo essa uma atribuição de Deus que age no momento certo para nos defender.
A Bíblia está repleta de exemplos em que Deus agiu não como um ser vingativo, mas um Deus justo que não admite injustiças. Um desses exemplos é o de José, filho caçula de Jacó, vendido por seus irmãos mais velhos. Na verdade, José foi vítima da inveja e maldade de quem poderia protegê-lo. Levado ao faraó Potifar, no Egito, José era visto como um homem em quem estava o Espírito de Deus.
Quando tornou-se governador no Egito, José ganhou poderes e teve oportunidade de vingar-se dos irmãos, mas ao contrário disso, agiu com amor e misericórdia ajudando-os num momento de grande dificuldade.
É assim que deve agir um cristão. Quando nos atacarem não devemos nos atribular ou revidar. Essa é uma providência que Deus tomará a seu tempo.
Diante das injustiças e atrocidades desse mundo cabe-nos esperar no Senhor, sempre firmes no que o apóstolo Paulo nos diz na carta aos Romanos: Rm 12;19 e em Efésios 6
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.



MOTIVADOR DE HÁBITOS BONS



Aliciar outros a pecarem por exemplo si você acha que consumir bebida alcoólica não faz mau fique com esse habito para você não tente influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo que você faz

ou se você é do tipo de crente que gosta de frequentar locais que promovem o sexo as drogas e outras coisas mundanas e acha que frequentar qualquer ambiente tem nada haver guarde tudo isso também pra você


Leia a bíblia pode ser que você esteja na direção equivocada e talvez deveria rever seus conceitos

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.





Mateus 18:6-11  Palavras de Jesus

Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.





Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Romanos 8:7


“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” ( 1Jo 2.15)


CONGREGAR



Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10:25)

O grande problema dos destinatários desta carta, e que motivados pelas perseguições, umas das primeiras coisas que “alguns” fizeram, foi deixar de congregar, e o que nos mostra o versículo supracitado. E é exatamente o que esta acontecendo com muitos cristãos atualmente! Quando as lutas chegam, à primeira coisa que tem acontecido com muitos, e o desanimo, e em seguida, o abandono da congregação.

E prudente de nossa parte, termos sempre em mente que Cristo não disse que a vida do cristão seria um mar de rosas.

"No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (Jo 16.33)




TEMENTE A DEUS


Provérbios 8 13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.

Provérbios 8 27  O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados.
Temer a Deus é diferente de ter medo de Deus. Muitas pessoas não praticam determinadas coisas, porque têm medo das consequências de suas atitudes. Assim, não adulteram, por exemplo, porque temem perder o seu cônjuge. Ou, ainda, não frequentam determinados lugares, porque têm medo de serem castigadas por Deus etc.
Entretanto, temer a Deus é respeitá-lo e procurar fazer a Sua vontade para que Ele se sinta glorificado com as atitudes dos seus servos. Os textos supratranscritos mostram o que é temer ao Senhor e quais os benefícios que esse temor traz para a pessoa temente.
Vê-se, portanto, que o temor a Deus é muito mais profundo e muito mais benéfico do que o medo de Deus.





ADQUIRIR SEMPRE CONHECIMENTO BÍBLICO


"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8


Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. pois com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente , necessidade alguém que vos ensine, de novo os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. (Hb 5:11-12)
Nesse texto, o escritor anônimo revela que os cristãos judeus eram tardios em ouvir. Então pode se ate perguntar: Como estariam sempre prontos para ouvir e aprender a palavra de Deus, sendo que a maior parte deles, nem congregava (Hb 10.25).

O texto também revela que muitos deles já deveriam ser mestres pelo tempo de crente que tinham, contudo, muitos estavam com seu conhecimento sobre Deus parado, e necessitavam que lhes fosse ensinado de novo o evangelho, desde o inicio.
Esse problema e tão antigo e ao mesmo tempo tão contemporâneo, e exatamente isto ocorre na vida de muitos cristãos e lideres religiosos atualmente. São tardios em ouvir e viver a palavra de Deus, e por este motivo, levam uma vida espiritual de meia tigela .
Porque em Romanos 10.17, esta escrito, que a fé e gerada em nossa vida é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Muitos cristãos de diversas denominações já deveriam ser cooperadores na expansão do Reino de Deus neste presente século. Contudo, mesmo já sendo crentes há anos, seus conhecimento e semelhante à de um novo convertido... Porém, isto tem acontecido, pelo fato de existir crentes negligentes com sua vida espiritual.
Bem-aventurado o homem…[cujo] prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a ribeiros de água, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” Sl 1:1-3




SEGUIR SEMPRE OS PASSOS DE CRISTO



Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado (Hb 12:2-4).

Para mostrar aos cristãos Judeus que eles deveriam perseverar firmes contra as dificuldades, o escritor anônimo usou o exemplo de Cristo, que renunciou seu trono no céu, a adoração dos anjos, assumiu a forma de homem, e veio viver entre os homens.

Foi tentado em tudo. (Hb 4.15), porém sem pecar.

 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Enfrentou a fúria de seus perseguidores, que queriam matá-lo (Mt 12:14-15).
E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.
Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas.



Humilhado, maltratado cumpriu sua missão, até o fim (João 19:30).
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Esta mensagem destinada aos cristãos primitivos, continua tendo o mesmo valor para todos os cristãos de hoje, que deve se esforçar em seguir o exemplo de Cristo, pois em tudo Ele foi vencedor. Por isso, um dos mais importantes ensinamentos do escritor, e que todo cristão que quiser seguir o exemplo de Cristo, para ter uma vida vitoriosa, deve olhar sempre na direção certa. (Hb 12.2). E olhar na direção certa, e fixar os olhos em Jesus.

O salmista escreveu: Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. (Sl. 121:1)

Em Hb 12:2 lemos Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus


Apenas uma coisa vale a pena ser focalizada na pratica e apenas uma coisa nos capacitara a manter o equilíbrio: Fixar os olhos naquele cujo poder é maior do que o meu, alguém que nunca perde o equilíbrio.


FALAR SEMPRE A VERDADE




A pessoa que vive mentindo pode até enganar os outros e muitas vezes enganar a si mesma, mas assim como é curta nossa vida nesta terra, por mais longevidade que tenhamos, assim também é com a mentira. Um dia todo mentiroso terá que comparecer diante de Deus, que é a Verdade incontestável e terá de prestar conta dos seus atos. O livro de Provérbios diz: “A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre” (Pv 12: 19, NTLH).

"As nossas decisões definem as nossas estações". Você pode aliviar o presente com suas mentiras, mas terá um futuro decidido por elas.

Significado de Mentir: v.i. Afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro: mentir vergonhosamente. Enganar, iludir; ludibriar.


Significado de Dissimular: v.t. Não deixar aparecer; encobrir, fazer parecer diferente; disfarçar; fingir.


Nada justifica mentir , Gn 12.10-20, Jo 8.44, Gl 2.1-14 e Ap 22.15 diz o Diabo é o pai da mentira e ficarão de fora quem pratica a mentira.

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira



Significado de Desculpa: s.f. Ação de desculpar ou de se desculpar.
Razão ou motivo para atenuar ou eximir da culpa; justificativa.
Escusa; pretexto. Indulgência, perdão.

Quem usa de desculpa, não poderá ser queixar posteriormente com Deus. O Cristão ele fala e vive a verdade, tem uma vida transparente, sem manchas, irrepreensível, é sincero, não nega a verdade nem que isso lhe custe algo (Lc 14.15-24; 1 Ts 5.23).

Quando um vencedor comete um erro, diz: “Eu errei.” Quando um perdedor comete um erro, diz: “Não foi minha culpa” Você admite e diz “Eu errei” ou diz “Não foi minha culpa”? Um vencedor explica; um perdedor se justifica. (Extraído do texto: de Rev. Carlos Roberto Bob).


Devemos aborrecer a mentira, em qualquer forma que se apresente, e não nos esquecermos que o primeiro pecado grave, pecado de morte, registrado na igreja, foi uma mentira (Atos 5:1-11). Temos que amar a verdade, a qual está em nós, e estará para sempre (II João 1,2). Procuremos praticar a verdade em nossas vidas, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade. Cristo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo. 14:6). "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Ef. 4:25).

É interessante, porém, que a Bíblia não faz distinção alguma entre mentiras e ‘mentiras inocentes’. Ela simplesmente diz: “Nenhuma mentira se origina da verdade.” - 1 João 2:21

É por isso que “a pessoa sinuosa é algo detestável para Jeová, mas ele tem intimidade com os retos”. (Provérbios 3:32)

Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.


Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.








AJUDAR SEMPRE OS NECESSITADOS



Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1 João 3:17,18


Poucos assuntos são mais enfatizados nas Escrituras do que a responsabilidade do cristão em termos de benevolência. Vamos considerar um punhado de exemplos:

"Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado" (Efésios 4:28). A linguagem do versículo e seu contexto deixam bem claro que ele está falando sobre aquele irmão (individualmente), e não aquela igreja (coletivamente)!

"Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida" (1 Timóteo 6:17-19). Aqui também, a linguagem e o contexto mostram que Paulo está dando responsabilidades individuais às pessoas mais abençoadas em termos materiais.

"Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade..." (Romanos 12:13). Embora outras passagens mostrem que a igreja, em algumas circunstâncias, pode assistir aos santos necessitados, a responsabilidade destacada aqui é individual. Considere a linguagem do versículo e a ênfase contextual no papel de cada cristão ("cada um", 12:3; "uns aos outros", 12:10,16). No mesmo contexto de responsabilidade individual, ele acrescenta: "esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens" (12:17) e, ainda, "...se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber..." (12:20). É interessante notar a palavra usada em 12:13, traduzida "praticai" na citação acima. A mesma palavra aparece no versículo 14, onde é traduzida "perseguem". O sentido da palavra é "seguir" ou "perseguir". Paulo diz que o cristão deve correr atrás de oportunidades para mostrar a hospitalidade (uma maneira de compartilhar as necessidades dos santos), da mesma forma que os adversários corriam atrás dos discípulos!

"Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar_se incontaminado do mundo" (Tiago 1:26-27). Este trecho destaca aspectos negativos e positivos da religião pura que agrada a Deus. Do lado "negativo", devemos evitar pecados da língua e mantermos -nos incontaminados do mundo. Do lado "positivo", cada cristão deve ser diligente no serviço a outros, especialmente aos órfãos e às viúvas. Infelizmente, algumas pessoas fogem desta responsabilidade individual, sugerindo que este trecho fala de obras coletivas de igrejas. Elas acham bem mais fácil colocar algum dinheiro na coleta e deixar a igreja cuidar dos órfãos e das viúvas. Por sua vez, algumas igrejas preferem criar ou sustentar outras organizações não autorizadas por Deus (orfanatos, casas da terceira idade, etc.), fugindo mais ainda da responsabilidade que Deus deu a cada cristão. Sem dúvida, é mais difícil aceitar uma criança na sua própria casa, assumindo a responsabilidade de cuidar das suas necessidades do que jogar algum dinheiro na oferta e deixar que a igreja ou um orfanato cuide de tudo. E, sem dúvida, impressiona mais o mundo a vista de grandes orfanatos com placas e faixas e trombetas tocando (veja Mateus 6:2) do que ver famílias humildes criando filhos no dia a dia. Não devemos, porém, procurar as coisas mais impressionantes, nem as mais fáceis. Devemos fazer o trabalho de Deus da maneira que ele mandou. Ele deu a cada um de nós a responsabilidade de cuidar de órfãos e viúvas

"Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício." Provérbios 19:17
"Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido." Provérbios 11:24-25







Mateus 25:31-46

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes- me de comer; tive sede, e destes- me de beber; era estrangeiro, e hospedastes- me;
Estava nu, e vestistes- me; adoeci, e visitastes- me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.





1 Coríntios 6

Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julga-los os que são de menos estima na igreja?
Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.







Um comentário:

Colaboradores