segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Fome e Miséria Uma Realidade Gritante






Pesquisa do IBGE constaquitou que 66,7% das crianças do Nordeste vivem em situação de pobreza
Estudo indica que, para o total do país, a maioria das crianças e adolescentes de até 17 anos (44,7%) vivia, em 2008, em situação de pobreza.
Redação, Agência Brasil, 9 de outubro de 2009



O nível de pobreza da infância e adolescência no país  é elevado, principalmente na região Nordeste, onde 66,7% das crianças, dos adolescentes e jovens ainda viviam em situação de pobreza em 2008.

A constatação é da Síntese de Indicadores Sociais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo indica que, para o total do país, a maioria das crianças e adolescentes de até 17 anos (44,7%) vivia, em 2008, em situação de pobreza.

Os técnicos do IBGE verificaram a tendência de aumento da frequência escolar na primeira infância, embora em ritmo ainda lento. O maior crescimento da taxa ocorreu na faixa dos 4 a 6 anos: de 57,9% para 79,8% entre 1998 e 2008. Entre as crianças de até 3 anos, a taxa de frequência escolar passou de 8,7% para 18,1%, no período.



O estudo constata que a renda da família é determinante para a frequência à escola, que aumenta conforme o nível de rendimento. Na faixa até 3 anos, a taxa era de 18,5% para as famílias que viviam com até meio salário mínimo per capita e de 46,2% para as que viviam com mais de três salários mínimos per capita. No grupo de 4 a 6 anos, a taxa era de 77,1%, na faixa de até meio salário mínimo, e quase universal (98,8%) para as crianças na faixa de rendimento de mais de três salários mínimos per capita.

Já na faixa dos 7 a 14 anos, em que as crianças devem frequentar o ensino fundamental, o acesso à escola está praticamente universalizado para todos os níveis de rendimento. A frequência escolar dos adolescentes de 15 a 17 anos era de 78,4% nas famílias do primeiro quinto de rendimento (as 20% mais pobres) e de 93,7% nas famílias do último quinto (as 20% mais ricas).


Idosa Chora de Fome e Sede em Campo Grande MS

Casa de uma Família no Maranhão 






Maceió




Na Bahia não é só Axé e Carnaval 

A Bahia é o estado brasileiro com a maior concentração de pessoas em situação de extrema pobreza (2,4 milhões), de acordo com dados MDS ( Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ).O ministério informou que o Brasil tem 16,27 milhões de pessoas nessa condição.Os três estados com mais pessoas em extrema pobreza estão no Nordeste - o segundo é o Maranhão (1,7 milhão) e o terceiro é o Ceará (1,5 millhão). O Pará, na região Norte, é o quarto (1,43 milhão). O quinto é Pernambuco (1,37 milhão) e, em sexto, está São Paulo (1,08 milhão).As menores concentrações de pessoas em situação de miséria estão no Distrito Federal (46,58 mil), Roraima (73,35 mil), Amapá (82,92 mil) e Santa Catarina (102,67 mil). 

7,6% das famílias do município de Nordestina estão morrendo de fome e esto a 240 km de Salvador
Foto Municipio de Nordestina 

São Gonçalo dos Campos a  Somente 108 KM de Salvador Fome e Miséria 




Mulheres na Bahia na Beira da Estrada Pedindo Ajuda



Bahia






Nordeste Mulher Esperando Alguma Ajuda para Alimentar os Filhos




Resen Nascido em Caixa de Papelão 






NEGROS E PARDOS a grande maioria dos brasileiros em situação de miséria é parda ou negra, tanto na área rural quanto na área urbana. 

A região Nordeste concentra a maior parte dos extremamente pobres - 9,61 milhões de pessoas ou 59,1%. Destes, a maior parcela (56,4%) vive no campo; 43,6% estão em áreas urbanas. A região Sudeste tem 2,72 milhões de brasileiros em situação de miséria, seguida por Norte, com 2,65 milhões, Sul (715,96 mil), e Centro-Oeste (557,44 mil). 


ESPECIALISTA MÉDICO CLÁUDIO VALENTE AFIRMA ESTATÍSTICAS REAIS MAIS DE 200 CRIANÇAS MORREM TODOS OS DIAS NO BRASIL DE FOME 

Jornal Nacional 35 anos - série de reportagens: a fome no Brasil



BRASILEIROS SOBREVIVEM COM 70 REAIS POR MÊS SEGUNDO O IBGE



Para de militar os brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza, o governo utilizou dados preliminares do Censo Demográfico de 2010. A linha de pobreza foi estabelecida em R$ 70 per capita considerando o rendimento nominal mensal domiciliar.



Veja Algumas Doenças Causadas Pela Fome

Desnutrição 

É o nome que se dá à doença causada pela baixa ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e sais minerais de modo geral. Também pode ser causada pela incapacidade do organismo de absorver corretamente os nutrientes dos alimentos que ingere (anorexia, por exemplo). Normalmente a desnutrição atinge pessoas de baixa renda e, sobretudo, crianças dos países mais pobres. Os países em desenvolvimento respondem por 95% do total de desnutridos do planeta.

Anemia 
É considerada uma doença causada pela deficiência de ferro no organismo. Esta deficiência é ocasionada pela diminuição das células vermelhas no sangue e outros compostos que utilizam ferro, como a hemoglobina e o hematócrito.
Os principais sintomas presentes em casos de anemia são:
 fraqueza e mal estar;   falta de ar;   perda de apetite;   irritabilidade;   tontura;   diminuição da concentração e aprendizado;
 maior susceptibilidade ao desenvolvimento de infecções.

Este problema pode ser evitado por meio da alimentação, a obtenção de uma dieta adequada é a melhor forma para diminuir o risco de desenvolver anemia.

 Raquitismo  

É uma enfermidade que surge após um processo de mutação experimentado pelos ossos infantis, ainda em desenvolvimento, decorrente da ação incorreta de substâncias minerais no campo ósseo. Esta modificação deixa os ossos das crianças mais frouxos e, portanto, frágeis, o que pode causar lesões e deformações.

Cancrum Oris
Ou simplesmente NOMA é encontrado quase que exclusivamente em crianças desnutridas nos países mais pobres do mundo. Trata-se de uma gangrena viciosa e mortal que corrói a carne ao redor da boca alastrando-se por toda a face, atingindo principalmente crianças de até 6 anos de idade.

Estima-se que 70 a 90 % das crianças assoladas por este mal, morrem, porém para aquelas que sobrevivem , resta a trágica situação de passar o resto dos seus dias com desfigurações tão grotescas a ponto de serem rejeitadas por suas sociedades.

Veja algumas Localidades do Brasil em Extrema Pobreza e Fome

 Vídeo  Inhapi um dos lugares mais pobre do Brasil extrema pobreza no Alagoas


Domingo espetacular mostra a região mais pobre do Brasil no Maranhão


Documentario pobreza no brasil


Gostaria que estes grandes Apóstolos da prosperidade  e estas Igrejas que vivem profetizando bençãos e prosperidade visitassem estes lugares e profetizassem a essas pessoas para que as suas vidas fossem transformadas 



Estas São as Próprias Palavras de Jesus Cristo  
Bíblia Sagrada Livro de Mateus CAP  25  Ver 34-46

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores