terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lidando com as Emoções Negativas

    
Muitos são os relatos sobre as enfermidades de origem emocional nos últimos anos e as suas consequências.
Muitas são as técnicas e processos utilizados na busca pela cura dos problemas emocionais.
Existem dois tipos de emoções
As positivas  :O prazer a satisfação a alegria a felicidade a euforia a diversão o contentamento etc.
As negativas:O ódio a raiva a tristeza o nervosismo o medo a culpa a inveja o desprezo a mágoa o rancor etc.
 
Em realidade Deus não criou o homem para que tivesse emoções negativas essas emoções apareceram logo depois do pecado do homem.
O homem ate então não necessitava de um fator externo para ser feliz ou de algo para motivar-lhe a ser feliz, ele possuía dentro de si mesmo e externamente a presença espiritual do criador ,da felicidade da alegria da adoração da amizade da confiança e do prazer .
O homem possuía o controle sobre as suas emoções porem fatalmente o homem perde o controle sobre as mesmas.

Vemos logo em Gênesis o exemplo de Caim e Abel  -Gênesis 4.8   Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

Deus tem que intervir na terra com o diluvio tamanho se tornaram  as atrocidades cometidas pelo  homem definitivamente o homem havia perdido o controle total das suas emoções .

Gênesis 6.5   Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

Atualmente a mesma  maquina emocionativa maligna vem estando  presente e se faz realidade no mundo em que vivemos fazendo com que o homem se torne refém e escravo de suas emoções ,paixões e desejos.
Quando ligamos o aparelho de tv nos deparamos com uma programação emocionalista  com novelas rodagens e um marketing recheado de emoções negativas, disfarçada com uma roupagem enganadora   e cheio de elementos sensuais.
Por exemplo em uma propaganda de um carro não é interessante colocar as características do carro
mais sim colocar uma mulher sensual junto com o carro pois sabem  exatamente  que o corpo sensual e a beleza da mulher vai mexer com as emoções das pessoas.
Os elementos negativos emocionalistas tem feito parte da vida de toda população de maneira disfarçada  com elementos enganosos.

Porem se pelo pecado entrou os elementos negativos no mundo,então através do sacrifício vivo do Senhor Jesus Cristo entrou também no mundo a maneira de ilimina-los.
O Senhor Jesus nunca se posicionou de maneira emocional  ele sempre atuava pela palavra de Deus
e de forma contundente objetivava sua missão, nunca permitiu que o diabo o atingi-se de maneira emocional sempre esteve firme em seu propósito.

O Jesus emocionalista que muitas religiões pregam não existe.
Porque:
Jesus não é somente um feitor de milagres .
Jesus não é somente um profeta.
Jesus não é somente um abençoador.
Jesus não é somente um iluminado.
Jesus é a palavra .
Jesus é o filho de Deus.
Jesus é Deus.
Jesus é o filho unigênito de Deus.
Jesus é o nosso salvador.
A pergunta é se Jesus é o nosso motivo  de alegria porque então existem tantas pessoas tristes ,desiludidas ,perdidas, e confusas dentro das  instituições religiosas e corporativas ?
A resposta é simples é porque todavia são vitimas dos elementos emocionalistas do mundo e ainda utilizam  estes elementos para alimentar as suas emoções.
O que fazer e quando ?
A resposta é simples não deixe o mundo emocionar-te .
Não de lugar para o mundo em suas emoções .
Não alimente as suas emoções com alimentos emocionativos deste mundo.
Vivemos num mundo rodeado de pecados uma grande oferta sexual ,homens corruptos e avarentos, mulheres sensuais esbanjando  sensualidade na mídia .
Nunca os sentimentos e as emoções foram tao abertamente explorados de maneira implacável pelos meios de comunicação.
Por isso é que devemos alimentar as nossas emoções com o conteúdo da palavra de Deus pois  ela  
 é alimento vivo para as nossas emoções .
Devemos encher as nossas emoções com esta palavra , não com versículos separados ou com partes
isoladas devemos tomar esta palavra como um todo e deixar que ele preencha  todas as nossas emoções.
Ousa-te em toma-la em possui-la para sua vida para o seu dia a dia para todos os seus momentos.

Uma pessoa adulta já não toma leite materno assim como também um recém nascido não pode comer
 comida sólida o que também não é certo dar aos cães o pão das crianças, cada um deve tomar e comer de acordo com a sua necessidade e porcentagem.

E a porcentagem do crente é toda palavra de Deus  devemos nos alimentar dela a cada dia e cada momento.

OSÉIAS 4
6  O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.


A palavra do Senhor em sua totalidade é maravilhosa ,não utilize somente parte dela utiliza-la toda.
A palavra do Senhor tem promessas eternas e para todos ,alimente suas emoções com estas promessas.
A palavra do Senhor esta repleta de bençãos ,alimente suas emoções com estas bençãos.
A palavra esta cheia de Deus de Jesus e do Espirito Santo .
A palavra de Deus é o remédio para nossos problemas emocionais.
A palavra de Deus é a cura emocional.
Cada parte desta palavra  esta em especial esta recheada de amor ,de benevolência ,de graça de compaixão e de justiça.
Te desafio a alimentar as suas emoções de toda a palavra ,pois se não alimentamos as nossas emoções com a palavra de Deus ,que tipo de alimento daremos para as nossas emoções? 

Decida-te por em ordem os seus problemas emocionais.
Injete conteúdo divino em suas emoções
JOÃO 15

10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11  Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo


Deixe a palavra  de Deus entrar nestas emoções
Deixe o Espirito Santo agir
Deixe ele trabalhar suas emoções com Santidade
Aceite que você é uma nova pessoa em Jesus Cristo e que o diabo já não pode mexer com as suas emoções.

Tiago 4:
6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.
7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.


Guarda o teu coração.
Provérbios 4:23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.


Guarda a Palavra
Provérbios: 29 18  Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.



Revista-se de toda armadura de Deus.
Efésios 6:
10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;
12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.
13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,
16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;


Discípulo Santos

Um comentário:

  1. PARABÉNS SANTOS POR ESTÁ PALAVRA ELA É A MIAS PURA REALIDADE NOS DIAS DE HOJE. DEUS TE ABENÇÕE GRANDEMENTE.

    ResponderExcluir

Colaboradores